Odontologia

Uso de Cannabis na odontologia

Uso de Cannabis na odontologia

Você já ouviu falar sobre “Cannabis” no uso da dor e na Odontologia?

Se você está sentindo dores na face ou dores na cabeça misteriosas, você pode estar entre os milhares de brasileiros com distúrbio da articulação temporomandibular, ou DTM.

As DTMs estão dentre as dores orofaciais, podendo afetar as articulações (ATM – Articulação temporomandibular) que conectam a cabeça da mandíbula ao crânio como também os músculos da mastigação e estruturas adjacentes  E, essas condições sem controle, impactam negativamente a qualidade de vida de alguém.

O tratamento para DTMs é vasto, podendo incluir desde fisioterapia, passando por aparelhos intra-orais, medicamentos e até cirurgias! Porém, alguns pacientes estão recorrendo à cannabis como uma forma mais segura de aliviar a dor e outros desconfortos de distúrbios leves a graves da TMJ. A grande maioria dessas pessoas, não tiveram, resultado satisfatório com o uso de terapias outras,  mais convencionais.

Benefícios da Cannabis medicinal na odontologia

Os canabinóides são uma ferramenta na gestão do paciente com dor crônica, podendo diminuir até 30% as escalas de dor. Seus efeitos relatados são: diminuição da dor, aumento da tolerância à dor, melhora da qualidade de vida, retorno às atividades de vida diária. Aparentemente não tem efeito curativo da dor.

A utilização  de canabinoides, de forma compassiva no tratamento, tem ganhado grande destaque em estudos científicos, que evidenciam seu potencial terapêutico no controle da dor e da ansiedade. Principais sintomas de pacientes com DTM.  Recentemente ,um número grande de estudos vêm provando o potencial terapêutico da cannabis. Dentre os canabinóides já estudados , como o CBD e THC, eles seguramente fazem parte de opções terapêuticas, que visam a melhor qualidade de vida dos pacientes com DTM e Dor Orofacial.

São muitos os casos nos quais os derivados da planta se mostram uma solução interessante e, por isso mesmo, já vem sendo usada em clínicas de muitos lugares do mundo, ajudando a combater processos inflamatórios nos tecidos duros e moles intra-orais, além de agir positivamente na dor neuropática pós-implante ou de restaurações, por exemplo.

A odontologia é uma área que se mostra em constante desenvolvimento e dinamismo em relação ao bem estar de seus clientes. A Cannabis, mostra bons resultados, quando bem indicada e bem orientada. Procure sempre um cirurgião-dentista habilitado.

Sair da versão mobile