Tratamento Preventivo
Cuidar da sua saúde envolve também ter hábitos diários de limpeza bucal. Afinal, muitas pessoas não sabem, mas nos primeiros estágios, a maioria dos sintomas de que há algo errado não se apresentam ou se manifestam. Por estes motivos, a odontologia preventiva nunca foi tão importante para a os pacientes.
Você sabia que de acordo com o Centro para o Controle de Doenças – Atlanta (CDC), a cárie afeta até 60% das crianças até a idade de 15 anos? E as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea podem atingir até 95% dos adultos!
Desta forma, conhecer os cuidados com a saúde bucal e as indicações deste ramo da odontologia podem te ajudar a evitar problemas no futuro.
Os benefícios de um diagnóstico precoce são enormes, além de se detectar uma doença no início, é mais fácil seu tratamento diminuindo o tempo de tratamento e custos. E claro, consequentemente, isso significa menos dor e menor prejuízo na perda de tecidos dentários.
As técnicas da odontologia preventiva são bem simples, porém, precisam ser praticadas todos os dias.
• Utilize fio dental pelo menos uma vez por dia;
• Escove os dentes após as refeições e mantenha-os saudáveis, diminuindo a incidência da cárie, da retração gengival e de outros desconfortos.
Além desses cuidados diários, a avaliação clínica pelo cirurgião-dentista é um passo importante para manter a boca saudável.
Por meio de visitas periódicas, o cirurgião-dentista pode acompanhar o crescimento e direcionar o desenvolvimento dos dentes e bases ósseas