Odontologia

Tratamento para bruxismo

Tratamento para bruxismo

O Bruxismo é o hábito de ranger e/ou apertar os dentes. Hábito este que pode ocorrer durante o sono e também durante o dia, o chamado bruxismo de vigília.

Bruxismo é uma disfunção temporomandibular (DTM) que pode afetar a ATM (Articulação Temporomandibular) e estruturas adjacentes como músculos da mastigação, cabeça e pescoço. Faz parte das Dores Orofaciais. Os sintomas mais comumente percebidos são: dor na face, dor próximo ao ouvido e durante a mastigação, estalos na mandíbula e dificuldade em abrir e fechar a boca. Em alguns casos pode gerar dor cervical e dor na cabeça. Estalos na ATM ao abrir e fechar a boca. Travamentos da mandíbula durante os movimentos da mastigação também podem acontecer.

Os sintomas de dor ocorrem mais no bruxismo “de apertar ” os dentes. Quando acontece o “ranger dos dentes” o que mais observamos é o desgaste dos dentes, fraturas dentárias e perda de suporte ósseo (periodontite) acompanhado por gengivite (inflamação da gengiva).

O Bruxismo não tem cura, tem controle. O tratamento para esse hábito muitas vezes é multidisciplinar, podendo ser feito em conjunto com médicos, dentistas e psicólogos. Quando interdisciplinar, envolve vários especialistas na odontologia.

Entre as formas mais comuns de tratamento para o bruxismo do sono está a indicação de uso de placas estabilizadoras. A placa para bruxismo é projetada de forma a evitar que os dentes se toquem, aliviando a dor mastigatória e o desgaste dos dentes. Ela deve ser feita de acrílico rígido e se encaixam sobre os dentes superiores ou inferiores.

Para o bruxismo diurno, uma das novidades mais eficientes é o DIVA®, que é um dispositivo intraoral colocado entre os quatro últimos dentes, para ser usado durante o dia, ajudando o paciente a se livrar deste hábito.

Outros tratamentos incluem:

É importante ressaltar que o diagnóstico do bruxismo e tratamento  é feito por profissionais especialistas em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Em caso de dúvidas, procure sempre um cirurgião-dentista especializado.

Sair da versão mobile