Odontologia

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Franzir a testa, sorrir, apertar os olhos e até mesmo mastigar. Inevitavelmente, todos os movimentos que fazemos com o rosto aumentam um dos mais comuns e indesejados sinais do envelhecimento: as rugas. A Toxina Botulínica famosa por ser usada na correção das rugas de expressão, também é indicado para a odontologia. Ela é usada, sobretudo, no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (caso do bruxismo, que acomete em torno de 40% da população mundial) e outras disfunções das articulações mandibulares, reduzindo e evitando as dores de cabeça. Outra de suas aplicações está na correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação do lábio superior ao sorrir, mostrando grande faixa de gengiva.

O que é o botox?

Trata-se de um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como é conhecido, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan.

Como funciona o botox?

A contração muscular que ocorre naturalmente no rosto é a causa das rugas e linhas de expressão. O botox tem como ação bloquear a transmissão de estímulo neurológico para os músculos, impedindo essa contração muscular e fazendo com que atos como apertar os olhos ou franzir a testa não marquem a pele.

Qual a diferença entre Botox® e preenchimento facial?

Enquanto a toxina botulínica age como paralisante muscular, o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, além de repor o volume facial e tratar a flacidez. O Botox®, seria indicado para as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem ao movimento. Já os preenchedores seriam utilizados nas rugas estáticas como as linhas de expressão ao redor dos lábios e o conhecido bigode chinês (linha formada entre o canto da boca e o queixo).

Quem pode receber a aplicação do Botox®?

Normalmente, é aconselhável iniciar as aplicações após os 25 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas ou mulheres em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
A aplicação do Botox® pode ser considerada um tratamento seguro, se feita por um médico habilitado. O uso frequente da substância -sempre de forma correta- não provoca perda da expressão e evita o envelhecimento precoce.

Resultados e duração

O resultado do Botox® normalmente pode ser visto depois de 48h, e seu efeito máximo, em 15 dias. Não é preciso repouso após aplicação, porém, é recomendável que nas horas seguintes não pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local.

A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito.

Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo local que minimiza o desconforto local.

Sair da versão mobile