Odontologia

Toxina Botulínica (Botox) pode ser usada no tratamento do bruxismo?

Toxina Botulínica (Botox) pode ser usada no tratamento do bruxismo?

Justificativa: Os estudos clínicos mostram que as aplicações de toxina botulínica podem diminuir os níveis de dor, frequência dos eventos de bruxismo e satisfazer os pacientes
no que diz respeito à eficácia da mesma nesta patologia. Além de não provocar efeitos adversos importantes.

DTM ou disfunção temporomandibular se refere a problemas ou enfermidades que acometem a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes como músculos e ligamentos. O bruxismo é uma dessas situações.

O bruxismo é caracterizado pelo ranger e/ou fazer o apertamento dos dentes de forma excessiva, sendo um distúrbio involuntário ou inconsciente, causado por disfunção da musculatura da mastigação. Essa condição pode ocorrer durante o sono ou vigília, 90% da população geral relata bruxismo durante um período da vida.

Estudos recentes apontam a toxina botulínica como um dos possíveis tratamentos para o bruxismo. Esta substância não cura o distúrbio, o controla, diminuindo os danos/ sintomas causados por ela.

1. Por que se começou a falar em toxina botulínica dentro da DTM/DOF?
Dentro da DTM/DOF temos situações de dor muscular na face, ao mastigar, na cabeça e cervical. Muitas delas provocadas pelo apertar dos dentes.
Como a toxina botulínica A, conhecida também como botox diminui a contração muscular, começar a utilizá-la no controle do bruxismo foi até que natural, uma vez que já é utilizada em outras situações com envolvimento muscular.

2. Como a toxina botulínica ajuda no bruxismo?
O tratamento do bruxismo com botox é feito de forma simples: age impedindo a liberação do neurotransmissor da contração muscular, assim, reduz e inibe a hiperatividade muscular que causa o distúrbio.
Ou seja, diminui a atividade muscular. Com isso, o paciente, por algum tempo não sente dor ao mastigar, na face, não há fraturas dentárias, ou dor de cabeça na regiao das têmporas, principalmete.
O controle do bruxismo com aplicação de toxina botulínica é indicado nas seguintes situações:
a)    Sempre que o bruxismo causar desgaste dentário: podendo ser utilizado inclusive ao se instalar próteses provisórias antes de grandes reabilitações
orais.
b)    Dor de cabeça, principalmente na região das têmporas.
c)    Disfunção da articulação têmporo-mandibular: dor na face, ao mastigar – dor nos músculos da mastigação pela função.

3. Quanto tempo dura o botox para bruxismo?
A aplicação de toxina nesses músculos alivia muito a força excessiva que a pessoa faz quando aperta ou range os dentes . O resultado começa a aparecer em 2-3 dias, com pico máximo em 15 dias. Estudos demonstram que podem ter uma duração ou necessidade de reaplicação após um período maior do que o esperado na aplicação estética que gira em torno de 4 a 6 meses. Isso é devido à cognição. O cliente “ aprende” a não apertar e/ou ranger os dentes de forma exacerbada.

4. Quem pode aplicar botox para o controle do bruxismo?
Estamos frente a duas especialidades da Odontologia.
. Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: são os especialistas responsáveis pelo diagnóstico, planejamento e tratamento das dores orofaciais, dentre elas, o bruxismo
. Harmonização Orofacial: são os especialistas responsáveis pelo planejamento e aplicação de toxina botulínica.
O ideal seria que o paciente tivesse o diagnóstico realizado pelo especialista em DTM/DOF e aplicação quando necessária, realizada pelo especialista em HOF.
Porém, o cirurgião-dentista formado e habilitado a fazer o procedimento, mesmo sem ser especialista, pode fazer.

5. Onde é aplicado a toxina botulínica nestes casos?
Ela é aplicada nos músculos da mastigação, masseter e temporal, com técnicas e dosagens já conhecidas, quando a queixa é dor na face, ao mastigar ou ainda dor na cabeça na região das têmporas. Ou ainda quando há necessidade de grandes reabilitações intraorais e o cirurgião-dentista precisa determinar DVO (dimensão vertical de oclusão).

6. Quais os malefícios da toxina botulínica?
Como a toxina botulínica diminui a contração muscular, o excesso de produto pode levar a uma mastigação “menos potente”, ou seja, nos primeiros dias, o paciente terá dificuldade em triturar alimentos. Porém, é uma situação transitória. A quantidade de produto precisa ser o suficiente para diminuir a força realizada de forma exacerbada durante a mastigação e não retirar o tônus normal do músculo para mastigar.

7. Considerações finais
A toxina botulínica tem sido indicada como método terapêutico para pacientes com síndrome dolorosa da articulação temporomandibular, nas dores de origem muscular que repercutem na ATM e nos músculos da mastigação, promovendo a melhora da dor.

Devemos lembrar que a toxina botulinica não cura o bruxismo e outras síndromes dolorosas, ela controla os sintomas, fazendo com que o paciente, muitas vezes, tenha uma melhor qualidade de vida. Pois esta sem dor…

E também não é a primeira escolha no controle das DTM/DOFs. Atua como coadjuvante junto a outras técnicas de controle do bruxismo e dores musculares crônicas.
Em caso de dúvida, procure sempre um cirurgião-dentista habilitado.

 

por Paula Machado
Secretária CT DTM/DOF

Sair da versão mobile