Tudo sobre Harmonização Orofacial
Na contemporaneidade, o papel do profissional da Odontologia vem sendo mais abrangente. Antes restrito a tratamentos de cunhos odontológicos em essência, hoje tal profissional vai além e trabalha com outras atribuições. A estética hoje é parte integrante do trabalho de um profissional da Odontologia.
Entre as atribuições ligadas à estética que o profissional da Odontologia trabalha, destaca-se a harmonização orofacial ou estética orofacial. A harmonização orofacial, é uma área em incessante crescimento.
O que é harmonização orofacial?
A harmonização orofacial corresponde a uma harmonia entre a parte funcional e a parte estética do conjunto da face. Projeta harmonia dental e funcional. Isso ocorre pela remodelagem óssea, da correção da respiração e da postura dos músculos da face, entre outras abordagens específicas.
A harmonização orofacial busca uma harmonia entre não apenas o sorriso do paciente, mas também no rosto como um todo. Entre os procedimentos que se destacam no que concerne à estética orofacial estão o botox, o preenchimento facial e os bioestimuladopres como fios de PDO, porém não são os únicos.
A harmonização orofacial parte do pressuposto de que muitas vezes o sorriso é reconstituído, contudo não harmoniza com o restante do rosto. Desta forma, os profissionais vêm trabalhando para deixar o rosto em harmonia com o sorriso, corrigindo assimetrias, aperfeiçoando proporções faciais, ou seja, trabalhando em prol da chamada “proporção áurea do rosto”.
A relação entre harmonização orofacial e o profissional da Odontologia
A odontologia estética é um segmento que vem crescendo nos últimos tempos. Há algum tempo o dentista profissional já vinha trabalhando com clareamento dental, lentes de contato dentais, facetas de porcelana e outros tratamentos que visam aprumar o sorriso dos pacientes.
Contudo, a harmonização orofacial trouxe procedimentos que completam a beleza deste sorriso e, que compreende não apenas as expertises relacionadas ao sorriso, mas à simetria do rosto com este. Trata-se de um procedimento recente na odontologia e que cuida de tratamentos faciais completos, ampliando a área de atuação do profissional dentista.
Antes, tais procedimentos estéticos só poderiam ser realizados mediante procedimentos cirúrgicos. Hoje, é possível realizar tratamentos como a harmonização orofacial com um dentista, profissional que possui aptidão necessária e reconhecida para realizar tais atribuições.
O papel do profissional da odontologia, portanto, vem sendo mais abrangente e a harmonização orofacial é uma área em ascensão, especialmente para profissionais que acompanham a nova configuração da área.