Rinomodelação com ácido hialurônico
A rinomodelação nada mais é que um procedimento para correção de algumas deformidades estéticas do nariz. Antigamente chamada de bioplastia nasal, essa técnica tem a vantagem de não ser cirúrgica.
A rinomodelação com ácido hialurônico (AH) é um procedimento rápido e simples que não envolve afastamento das atividades na recuperação. As indicações para preenchimento nasal incluem: pacientes que querem “testar” o resultado de uma rinoplastia, pacientes submetidos à rinoplastia que não desejam nova cirurgia para revisão de uma deformidade, pacientes que não são candidatos para cirurgia e pacientes que aguardam o intervalo de tempo adequado antes de passar por uma rinoplastia secundária. O nariz é a subunidade da face de maior risco para preenchimentos depois da glabela. À medida que aumenta o número de pacientes submetidos a preenchimentos, também aumenta o número de efeitos adversos associados.
Bastante associada à harmonização facial, a rinomodelação não muda o tamanho do nariz, o que pode ser benéfico para pacientes que querem fazer pequenas mudanças.
Quais são as principais mudanças oferecidas pela rinomodelação?
- Empina a ponta do nariz: Para pessoas que possuem o nariz inclinado para baixo, o procedimento permite empinar a pontinha do nariz;
- Corrige a giba nasal: A giba é aquela corcova na parte óssea e cartilaginosa do nariz, que gera uma deformidade no local. A giba não será retirada, mas ficará menos perceptível;
- Melhora a assimetria do rosto: Em caso de harmonização facial, a rinomodelação pode ser uma das indicações para melhorar a assimetria.
Como é a recuperação do procedimento?
A recuperação é relativamente simples e o resultado pode ser visto imediatamente após o término do procedimento. É importante ressaltar que não é recomendado usar óculos ou fazer atividade física logo após a aplicação.Os resultados costumam permanecer por até 12 meses. É fundamental escolher um profissional de confiança!Outro benefício da rinomodelação é que é um procedimento minimamente invasivo e bastante seguro. Para quem deseja fazer alterações no nariz, mas não quer investir em algo mais invasivo como uma cirurgia plástica de rinoplastia, a rinomodelação é ideal para ter ótimos resultados.
Quando a rinomodelação não é indicada?
Em casos que o paciente tem o nariz grande, com laterais mais largas e a ponta achatada – o que chamamos de nariz bulboso –, provavelmente a rinomodelação não será o procedimento mais adequado.
Afinal, se o nariz já apresenta um aspecto volumoso, a inserção de mais volume (com ácido hialurônico) não deixará o nariz mais fino ou menor.
Além disso, a rinomodelação é contraindicada para pacientes com problemas de coagulação ou que fazem uso de anticoagulantes. Esses casos podem acarretar um sangramento maior no nariz e gerar complicações como congestão.