Conhece aquele ditado: “prevenir é melhor do que remediar”? Quando o assunto é saúde bucal, esse ditado nos mostra que a prevenção é sempre o melhor remédio. Por que esperar os problemas aparecerem, para buscar uma solução, quando você pode fazer isso antes?
Como sabemos, o uso do fio dental e a escovação diária dos dentes são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. No entanto, para garantir uma proteção ainda maior e corrigir os dentes, os especialistas indicam uma sessão de profilaxia dentária duas vezes ao ano.
O que é profilaxia dental?
A profilaxia dental ou profilaxia dentária é a limpeza profissional feita em consultório odontológico. É por meio desse tratamento que o dentista realiza a remoção de placas bacterianas e de sua forma calcificada (tártaros) da dentição, prevenindo a sua evolução para problemas bucais mais graves, como cáries e gengivite.
Por meio desse procedimento o dentista é capaz de realizar a avaliação do desempenho dos bons hábitos pelo paciente, dando orientações sobre uma higiene bucal eficiente. Isso enquanto ele mesmo realiza a higiene bucal completa por instrumentos próprios, como a pasta de dente profilática e a escova rotativa profissional.
Qual é a importância de uma boa profilaxia dentária?
• Sorriso mais bonito
A beleza do sorriso é praticamente garantida com a profilaxia feita regularmente. Ela evita o acúmulo de placa bacteriana e as suas consequências — dentre elas, o desenvolvimento de doenças periodontais, gengivite, cárie, tártaro e outros problemas.
• Combate ao mau hálito
Ninguém quer sofrer com mau hálito, isso é um fato! Então, uma boa limpeza com os cuidados diários são essenciais para evitar o acúmulo de bactérias na boca, o que produz um odor desagradável e até pode prejudicar a sua autoestima.
• Melhora da mastigação
Quando perdemos dentes, acabamos tendo a mastigação prejudicada. Isso gera uma reação em cadeia que atrapalha até mesmo o processo de digestão, que se inicia a partir da trituração de alimentos na boca.
• Prevenção de dores
Quem já teve dor de dente, sabe: ela não é nada sutil e chega para derrubar. Então, nada melhor do que evitar esse tipo de situação, prevenindo o surgimento de cáries e preservando a integridade dos dentes.
• Dentes sem manchas
Um sorriso bonito é, também, um sorriso branquinho e livre de manchas. Em casos mais simples e superficiais, a profilaxia ajuda muito na remoção de pigmentação causada pelo dia a dia.
• Redução da necessidade de procedimentos mais invasivos
Quando uma cárie surge no dente e não percebemos, há a destruição progressiva dessa estrutura. Isso pode culminar em infecções que exijam a realização de um procedimento de canal ou até mesmo, a extração dentária.
• Identificação precoce de problemas diversos
Cáries, inflamações e até mesmo problemas mais sérios, como o câncer, podem ser facilmente identificados durante a profilaxia dentária. Assim, o dentista responsável pode agir para encontrar uma solução e tais problemas têm chances muito maiores de serem resolvidas com facilidade.
Não há mais desculpas: de tempos em tempos, visitar o seu dentista e realizar a profilaxia dentária é uma obrigação. Invista nesse cuidado para que a sua saúde bucal fique sempre intacta e livre de problemas.