Odontologia

Ortodontia: do convencional ao Digital

Odontologia Digital

Ortodontia: Do convencional ao digital

A ortodontia sofre constantes mudanças, principalmente relacionadas ao tipo de material utilizado no tratamento ortodôntico. Além dos diversos tipos de aparelhos utilizados (fixo, removíveis, etc.), diversos materiais são empregados nas suas composições, tornando obrigatória a constante atualização do profissional desta área.

 

Aparelho fixo

Só de pensar na possibilidade de precisar usar aparelho dentário fixo você já fica preocupado? Quem já faz tratamento ortodôntico sabe que esse acessório é como qualquer outro na sua vida. Essa é só mais uma fase passageira que trará muitos benefícios para o seu sorriso e para a sua autoestima.

O aparelho ortodôntico fixo geralmente é usado quando é preciso alinhar os dentes do paciente, seja por motivos estéticos ou por motivos funcionais. “O tratamento busca sempre uma maior harmonia no sorriso e na oclusão. A instalação é feita com pequenas peças (bráquetes) que podem ser de diferentes materiais, como metal, plástico ou porcelana. A movimentação dentária desejada fica por conta dos arcos inseridos nesses bráquetes.

 

Aparelho invisível

A Ortodontia Digital é a evolução da ortodontia tradicional. Ela faz uso de ferramentas digitais que facilitam os diagnósticos e tratamentos. Entre alguns aparelhos estão scanners, aparelhos de Raio-X panorâmicos e simuladores 3D. Toda esta tecnologia ajuda o dentista a planejar e executar melhores e mais rápidos tratamentos.

Na ortodontia digital, é possível ainda acompanhar os passos e ver o resultado final de um tratamento, antes mesmo do início das intervenções do dentista, graças aos simuladores 3D que garantem maior tranquilidade e clareza para os pacientes.

O aparelho invisível é um tipo de aparelho dentário estético móvel, que corresponde a placas de plástico feitas por meio de uma tecnologia 3D com o objetivo de promover o alinhamento dos dentes. De forma geral, as placas devem ser trocadas em casa a cada 15 dias ou de acordo com a orientação do dentista e podem ser removidos durante as refeições, facilitando a higiene bucal.

Além disso, em alguns casos, o alinhamento promovido pelo aparelho invisível é mais rápido do que o promovido pelo aparelho fixo, no entanto é importante que o dentista seja consultado para que seja indicada a melhor opção de aparelho.

Sair da versão mobile