Odontologia

Mitos e verdades sobre o uso do fio dental

Mitos e verdades sobre o uso do fio dental

Mitos e verdades sobre o uso do fio dental

Muitas pessoas ficam em dúvida quando o assunto é o uso do fio dental, se ele é estritamente necessário ou se é apenas um complemento para garantir uma melhor limpeza dos dentes. A discussão acontece até mesmo entre especialistas. Recentemente, a comunidade odontológica dos Estados Unidos polemizou ao afirmar que o fio dental não era tão importante, pois não havia estudos que comprovassem a eficácia do mesmo e por isso seu uso era facultativo. No entanto, muitos discordam e afirmam que quanto mais cuidado, melhor será o resultado.

É importante reforçar para a população que o fio ou fita dental é de extrema importância no cuidado diário com os dentes, pois ele complementa a escovação em lugares que a escova não alcança. Na dúvida, opte sempre por garantir a higiene dental.

Antes de mais nada, é preciso questionar se o uso do fio dental é realizado da maneira correta.

Como usar o fio dental?

Enrole o fio entre os dedos, deixando aproximadamente 10 centímetros para uso. Deslize-o entre os dentes, na direção da gengiva para as laterais. Acompanhe as curvas dentárias e puxe para cima, pelo meio dos dentes, nunca utilizar o mesmo pedaço de fio dental de um dente para o outro, pois o que está sendo removido é bactéria e bactéria é contagioso.

Não use muita força, pois isso pode machucar a sua gengiva e utilize uma parte nova do fio em cada dente.

Qual fio escolher?

Existem vários modelos – nylon, com sabores, encerados, PTFE. Tanto o fio de nylon quanto o de PTFE cumprem seus objetivos de remover a placa bacteriana.

A principal diferença é que o fio de nylon, que pode ser de sabor ou encerado, possui múltiplo filamento, diferente dos PTFE, que é monofilamento, portanto, desfia com menos facilidade.

Usar antes ou depois da escovação?

Tem gente que diz “tanto faz, desde que use”. Nós indicamos o uso antes, para já fazer uma limpeza prévia nas áreas que a escova não alcança tão facilmente. Assim, a escovação posterior vai varrer as sujeirinhas que já estão soltas.

Passar o fio dental sangra a gengiva

Se a sua gengiva sangra ao passar o fio, ou você pode estar aplicando muita força ou ela já está inflamada. Não é normal o sangramento da gengiva, seja na escovação ou no uso do fio. Portanto, já para o dentista!

CRIANÇAS NÃO PRECISAM USAR FIO DENTAL?

MITO. Alguns acreditam não ser necessário, pois as crianças possuem espaços maiores entre os dentes do que os adultos, visto que ainda estão em formação. É aconselhável que as crianças utilizem o fio dental não somente para limpeza entre os dentes, mas também para que criem o hábito de utiliza-lo. Assim, na fase adulta, seguirão a rotina de limpeza mais naturalmente, acarretando em uma saúde bucal mais completa

O fio dental é barato, acessível e fácil de usar. Contribua para a saúde dos seus dentes e utilize diariamente.

Sair da versão mobile