A lente de contato dental é uma prótese construída a partir de porcelana ou cerâmica, é uma estrutura superfina, translúcida e com grande durabilidade.
Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes. Ultrafina e cheia de resistência, sua espessura mínima possibilita alcançar somente 0,25mm e ainda, dessa forma, proporcionar riscos baixíssimos de descolamentos ou possíveis fraturas. A técnica é indolor, durável e possibilita um sorriso alinhado em apenas algumas horas a partir da sua aplicação.
Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa como, por exemplo, consumir alimentos como açaí, vinho, café e afins, em oposição às facetas com resinas, que têm caráter poroso e agem permitindo impressões de pigmentações escuras.
Contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.
Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Consulte o seu cirurgião-dentista.