Fístulas são bolinhas que podem surgir no interior da boca, como nas gengivas. Elas também aparecem na região do rosto e pode, de alguma forma, ter contato com a saliva infectada. Essas feridas possuem o risco de deixar algumas sequelas e sintomas indesejáveis. Elas podem surgir sem manifestação de sofrimento para o portador, mas há casos que até a formação e rompimento da fístula promovem dor e edema.
Em condições normais, quando há infecção na boca, o organismo busca alternativas para combater a infecção, podendo passar despercebida. No entanto, quando os mecanismos de defesa falham, o pus não consegue ser liberado e fica evidenciado em forma de fístula, que pode aparecer no interior da boca ou na gengiva, por exemplo.
A identificação das fístulas dentais pode ser feita apenas olhando as gengivas no espelho, podendo ser percebida a presença de pequenas bolinhas amareladas ou avermelhadas.
Assim, apesar de na maioria das vezes as fístulas estarem relacionadas com a presença de cárie ou tártaro, o dentista pode indicar a realização de uma radiografia da boca com o objetivo de verificar o envolvimento dos dentes e, assim, a extensão da infecção.
As fístulas dentais podem desaparecer em poucos dias depois do início do tratamento recomendado pelo dentista, que na maioria das vezes é feito por meio da eliminação da cárie e das placas bacterianas através da limpeza realizada durante a consulta.
Em alguns casos, quando há comprometimento de alguma parte do dente, o médico pode optar pela realização do tratamento de canal e uso de antibióticos. Esse tipo de tratamento normalmente é indicado quando a infecção é muito extensa e chega a provocar morte do tecido dentário, o que pode favorecer o espalhamento do microrganismo causador da infecção pela corrente sanguínea.
Em todos os casos, é fundamental que haja melhora nos hábitos de higiene bucal para evitar a ocorrência de infecções e formação de fístulas, assim é importante escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e enxaguantes bucais, além de ir periodicamente ao dentista para que seja avaliada a saúde da boca.