Cuidados com Idosos
Os cuidados básicos de higiene bucal devem, sem dúvida, ser mantidos por toda a vida. Porém, é importante que alguns fatores sejam levados em consideração quando se trata da saúde do idoso.
É realidade que alguns idosos precisam da ajuda de algum profissional ou da família para realizarem atividades corriqueiras, seja por incapacidades derivadas de doenças físicas ou mentais ou até por fraqueza, falta de equilíbrio e de coordenação motora, comuns depois de certa idade.
Para isso, o cuidador do idoso precisa se atentar quando o assunto é higiene bucal, já que ele é o responsável por manter sua boca saudável. Deve-se escovar os dentes sempre após as refeições da maneira adequada, deixando o idoso em uma posição confortável, de frente para a pia ou com uma bacia.
O cuidador deve se posicionar atrás do paciente e, sempre usando luvas, retirar próteses ou dentaduras, se houver. Caso contrário, deve posicionar a escova a um ângulo de 45º dos dentes e escová-los fazendo movimentos da gengiva para a ponta. Repita esses movimentos nas superfícies voltadas para as bochechas e depois na superfície interna.
Depois, escove a superfície de mastigação, com movimentos de vai e vem. Não se esqueça de escovar a língua, para remover as bactérias e auxiliar na manutenção do hálito.
Após a escovação, passe o fio dental. Enrole as pontas dos fios nos dedos e deixe livre aproximadamente 10 centímetros, segurando entre o indicador e o polegar. Assim, você tem mobilidade e segurança para passar o fio na boca do seu paciente sem perigo se escorregar.
Assim como a higiene e os cuidados especiais com a saúde bucal do idoso, também é importante saber quais são as doenças mais comuns nessa faixa etária!
Xerostomia: Conhecida como boca seca, a xerostomia pode estar relacionada a outras doenças ou pode ser o efeito colateral do uso prolongados de medicamentos.
Câncer Bucal: Apesar de não ter idade, o câncer frequentemente acomete pessoas acima dos 40 anos. Além da idade, outros fatores de risco são o tabagismo, consumo de álcool elevado e frequente, exposição intensa a luz solar sem proteção, próteses mal adaptadas que podem machucar o tecido da boca e desnutrição.
Candidíase: A candidíase bucal é causada por fungos que se proliferam rapidamente dentro da boca. É frequente em idosos que utilizam aparelhos de inalação, ingerem antibióticos por longo período, portadores de diabetes ou que tenham alguma doença que ataca o sistema imunológico.