Cuidados bucais na Gestação
A saúde do bebê começa a ser estabelecida enquanto ele ainda está dentro da barriga da mãe. Portanto, é necessário que sejam feitos inúmeros exames no pré-natal para garantir uma gravidez saudável. Mas você sabia que o cuidado com a saúde bucal na gestação também é importante?
Durante a gestação, o organismo da mulher sofre várias alterações, com os hormônios atuando de maneira fora do normal e alterando também algumas funções da boca.
Um exemplo disso é a diminuição da produção de saliva. A saliva ajuda a eliminar bactérias e evita que alimentos grudem mais facilmente à placa que fica em volta dos dentes.
Outro problema são os enjoos matinais que afetam muitas gestantes. O refluxo causado pelos enjoos pode levar ácido gástrico até a boca. Esse ácido é forte e pode causar a erosão do esmalte dentário, o que torna os dentes vulneráveis à cáries.
Se houver uma inflamação grave, os microrganismos presentes na boca podem atingir a corrente sanguínea e, assim como na cárie, entrar no sistema circulatório da criança. A inflamação na gengiva, por exemplo, estimula a produção de substâncias como as citocinas e prostaglandinas, que podem provocar contrações e acelerar o trabalho de parto.
Como você pôde perceber, é fundamental incluir no pré-natal os cuidados com a saúde bucal na gestação. Assim, a gravidez poderá ser um momento mais saudável e livre das preocupações com as doenças que podem afetar o bebê e causar problemas para a gestante.
No primeiro trimestre da gravidez e após a trigésima semana, alguns tratamentos dentários podem não ser recomendados, tornando ainda mais importante as ações de prevenção. Dessa forma, além das visitas ao dentista, você deve seguir certos cuidados em casa.
Manter uma higiene adequada na gravidez é a melhor forma de evitar que as gestantes enfrentem problemas durante esse período.
A escolha dos alimentos consumidos durante a gravidez vale tanto para ajudar a mãe a manter-se no peso ideal, prevenindo a diabetes e a hipertensão, quanto para garantir que a saúde da boca seja mantida.
Existem alimentos, por exemplo, que podem aumentar os níveis de vitamina D e de cálcio no organismo, sendo ótimos para manter a gengiva e os dentes mais fortes.