Como é sua primeira visita ao dentista?
Conhece o jargão: A primeira impressão é que fica?
A sua consulta já começa no agendamento, em como foi atendido e também quando entra na clinica!
Na sua primeira visita, o dentista vai se apresentar e também fará perguntas buscando conhecer sobre da sua saúde geral e também suas expectativas. Não deixe de informá-lo sobre qualquer mudança no seu estado de saúde.
Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista se resumem a uma revisão do estado de integridade e higiene dos dentes. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e que, de preferência, devem ser feitas a cada seis meses, ajudam a manter seus dentes mais saudáveis, evitando o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor.
Ainda na consulta inicial é feita a análise dente a dente, que compreende a avaliação de todos os elementos dentários um a um.
Este exame é fundamental para o diagnóstico individual de cada dente e para o plano de tratamento do seu sorriso.
É solicitado exames complementares ( os famosos RX) que são realizados de acordo com a necessidade de cada caso, alguns são feitos em consultório, na própria consulta inicial. Já outros necessitam de encaminhamento para a sua realização em laboratórios ou centros especializados.
Exames como radiografias, tomografias e exames laboratoriais são de extrema importância para chegar a um diagnóstico preciso. Através deles, é possível enxergar além do que se vê nos exames físicos e na anamnese.
Isso tudo enriquece a consulta inicial, proporcionando a obtenção de um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para cada paciente.
Somente após a composição de um diagnóstico correto que o Cirurgião Dentista é capaz de realizar um plano de tratamento assertivo, eficaz e eficiente.
Neste momento, é possível apresentar o plano odontológico ao paciente junto aos valores que deverão ser investidos em seu tratamento, oferecendo segurança e credibilidade ao mesmo.