Odontologia

Candidíase Oral

Candidíase oral

É uma das muitas condições de saúde, conhecida popularmente como ‘’ sapinho’’. Ela é responsável pelo surgimento de uma série de sinais que afetam as mais variadas regiões de nossa boca, embora sejam muito mais recorrentes na área da língua.

A candidíase é causada pelo aumento excessivo de um tipo de fungo chamado Cândida Albicans. Este fungo pode acometer pessoas em qualquer fase da vida. Integrante dos micro-organismos naturais (microbiota) presentes no corpo, em especial nos órgãos do trato gastrointestinal, incluindo a boca, quando seu equilíbrio é afetado por algum problema, como a baixa resistência, abre-se o caminho para proliferação dos fungos. A principal manifestação da candidíase são as manchas brancas e de aspecto pastoso na língua e no interior das bochechas, que podem se espalhar para outras áreas.

Apesar de ser um fungo que já habita a pele naturalmente, e causa lesões somente quando a imunidade cai, a infecção pela candidíase também pode ser transmitida de uma pessoa para outra, através de beijos ou contato íntimo desprotegido.

Assim, esta infecção também pode ser mais comum em pessoas com o sistema imune enfraquecido ou para as que possuem riscos para o crescimento de fungos, como utilização de prótese dentária, má higiene oral ou ingestão excessiva de açúcar, por exemplo.

O tratamento para candidíase oral deve ser orientado por um clínico geral ou um dentista, podendo ser feito em casa com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal

Sair da versão mobile