Odontologia

A busca pela perfeição

A busca pela perfeição

Brasil está no topo do ranking procedimentos estéticos realizadas no mundo. Mulheres são as que mais recorrem ao tratamento e a prática já começa a aumentar entre adolescentes de 13 a 18 anos.

Como as mídias sociais aumentam a busca excessiva pela perfeição

Hoje em dia, existe um mar de artistas, influenciadoras e influenciadores que divulgam a alimentação ideal, as rotinas de exercício mais eficientes, dentes mais brancos e grandes e a aparência física que deve ser mais ‘curtida’. Portanto, não tem como deixar de conectar as redes sociais ao aumento de procedimentos estéticos.

As mídeas sociais trazem padrões, criando estereótipos de beleza e felicidade, de modo a influenciar seus consumidores. Isso leva alguns a procurarem um ideal de perfeição que é irreal, trazendo questões como baixa estima.

 

E a Odontologia, como lida com a estética?

Cresce cada vez mais no mercado odontológico a procura por tratamentos e transformações dentárias estéticas com proposta de sorrisos bonitos e saudáveis

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é considerado uma das grandes referências globais no mercado dentário e está entre os líderes no ranking mundial.Cerca de 12 milhões de brasileiros frequentam a cadeira do dentista em busca de um sorriso mais bonito e uma melhor autoestima.

Assim como em outras áreas, a odontologia também sobre influência das mídeas digitais, inclusive com a divulgação de práticas não comprovadas pela ciência como o carvão ativado e aparelhos ortodônticos fake, dentre outros. Os adolescentes são os mais atingidos aqui.

Percebe-se que embora haja muitas vantagens no uso das redes sociais muitas influências podem ser negativas, principalmente no que se diz respeito à saúde, ainda mais quando os conteúdos não são divulgados exclusivamente por pessoas com preparo científico para tal fim. Mais estudos precisam ser realizados, buscando níveis de evidência cada vez mais confiáveis, para entender quais os malefícios e qual a gravidade exata que o uso desses hábitos e acessórios podem causar na saúde bucal.

 

Saúde e estética

Saúde e estética são conceitos próximos, mas não relacionados. Saúde tem a ver com o bem-estar físico, psíquico e social, enquanto a estética se refere tão somente à aparência física e à beleza.

Saúde é um conceito utilizado para caracterizar um organismo que está com todas as suas funções fisiológicas regulares, além de características estruturais normais e estáveis, considerando a forma de vida e fase do ciclo vital dessa pessoa.

Já a estética não tem relação direta com a saúde. De acordo com o mesmo dicionário Michaelis, ela está relacionada à harmonia das formas e das cores. Quando se fala da estética do corpo humano, estamos falando de beleza e aparência física.

Possível ter saúde e não seguir os padrões estéticos da sociedade. Assim como é possível seguir os padrões estéticos da sociedade e não ter saúde.

O problema surge quando uma coisa atropela a outra.

Em nome da beleza e da estética, algumas pessoas podem colocar a saúde em risco, em uma clara inversão de valores.

O segredo para encontrar o equilíbrio entre estética e saúde está justamente no respeito aos limites da estética e da saúde.

Não há problemas em desejar ter um corpo bonito, um rosto e sorriso bonitos. Mais do que um benefício estético, o corpo bonito traz autoafirmação e confiança, impulsionado a autoestima.

Você se sente mais bonito, mais poderoso e mais confiante quando está bem com sua aparência.

O limite surge quando a busca pela beleza pode acarretar em riscos à saúde. É esse o limiar que você precisa seguir.

Antes de realizar um procedimento estético, adotar uma dieta ou algum hábito pensando na própria beleza, faça o seguinte questionamento: existe algum risco para minha saúde?

Se a resposta for não, você está liberado para ir em frente. Se a resposta for sim, é hora de analisar com atenção se os riscos valem a pena.

Tire todas as dúvidas possíveis antes de realizar o procedimento, consulte mais de um profissional, desconfie de valores muito baratos e só tome a decisão depois de verificar as referências. Se você tomar esse tipo de cuidado para todos os procedimentos estéticos, dietas e hábitos, o risco de que a busca pela beleza acabe afetando a sua saúde reduz bastante.

Sair da versão mobile