Odontologia

Bruxismo

Saiba tudo sobre Bruxismo

Saiba tudo sobre Bruxismo

Você acorda de manhã com dor de cabeça e os músculos da face doloridos? Estas condições podem ser sintomas do bruxismo!
Em alguns casos, quem range os dentes provoca um ruído típico que chega a acordar quem estiver no mesmo quarto. Mas o bruxismo também pode ser silencioso, tanto que a maioria das pessoas só descobre o problema quando o dentista percebe suas consequências, como desgastes ou pequenas fraturas. Este “exercício” praticado sem perceber, causa a hipertrofia do músculo masseter, localizado na região do ângulo da mandíbula, o que provoca uma intensificação de volume e pode levar a um desconforto estético

Sintomas

O sintoma mais comum do bruxismo são as dores de cabeça frequentes. O paciente com esta condição pode apresentar também desgaste ou mobilidade nos dentes, zumbido no ouvido, dores e estalos ao abrir e fechar a boca, dor e fadiga nos músculos da face, no pescoço e mandíbula. Estes sintomas são intensificados nos períodos em que o paciente encontra-se em situação de estresse e pode levar a modificações do sono. É importante lembrar que o bruxismo dificilmente apresenta apenas um fator causal, o que é característico desta parafunção.
Em certos pacientes, o bruxismo é classificado como primário quando não é encontrada nenhuma condição que o justifique. As causas da contração involuntária dos músculos durante à noite ainda são alvo de estudos, mas especialistas acreditam que fatores genéticos, fisiológicos e psicológicos estejam envolvidos. Antigamente achava-se que os problemas de mordida eram a origem do bruxismo, mas o avanço no conhecimento sobre o distúrbio modificou esse conceito.

Pesquisas já determinaram, por exemplo, que o apertar dos dentes é uma reação natural do corpo durante as transições do sono, e sofre influência de neurotransmissores (mensageiros químicos do cérebro) como dopamina, noradrenalina e serotonina. Estudos também confirmaram que esse ato inconsciente está diretamente relacionado ao estresse, inclusive entre as crianças.

Ainda é possível que o hábito seja secundário, ou seja, vinculado ao uso de certas substâncias que estimulam o apertamento dos dentes, ou, ainda, seja consequência de algum tipo de doença.

O tratamento do bruxismo será elaborado, caso a caso, de acordo com o diagnóstico encontrado pelo profissional. Caso haja uma desconformidade na oclusão, pode-se realizar ajuste oclusal por desgaste ou acréscimo de estrutura, reposição de dentes ausentes ou ainda, terapia ortodôntica. Além destas opções, o uso da placa oclusal é muito importante, este é um dispositivo confeccionado sob medida que alivia as tensões exercidas pelos músculos da face, além de proteger as estruturas dentárias dos desgastes e das forças direcionadas aos dentes no momento de apertamento e atrito.

Sair da versão mobile