Branding e Visagismo
Há alguns anos falar de branding para o profissional da área da saúde chegava a ser uma heresia. Afinal, foram formados para cuidar do outro e não de sua própria imagem, acreditando que o cliente sempre estará a sua porta. Acreditando que pelo simples fato de estar formado, já é um vencedor…com pós-graduação então? Ual!
As mídias digitais trouxeram uma nova perspectiva de mercado onde o cliente passou a procurar experiências. E como procurar experiências favoráveis se via de regra ir ao profissional de saúde significa “tratar dor”?? Bingo! A marca do profissional passou a ser a experiência desejada. Bem estar? Confiabilidade? Inovação? E, por aí afora.
Alguns já começaram a perceber de que nada vale o “canudo” debaixo do braço sem uma boa “propaganda”. Aliás, já diziam os antigos que a propaganda é a alma do negócio.
Mas, o que é branding? De uma forma simplista é a mensagem que queremos passar para o consumidor ou é o agrupamento de soluções que uma marca utiliza, seja no logo, música, site para chegar ao consumidor. O consumidor deseja apenas algo que ele vê valor.
Para os profissionais da área de saúde: dentistas, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos o valor da marca é empírico. O cliente não está comprando um carro, um aparelho doméstico ou algo que ele possa pegar nas mãos, olhar e comparar…ele compra sem ver o resultado, acreditando na marca do profissional.
Nestes tempos de mudanças onde o consumidor final busca o produto que lhe diz alguma coisa, e esta alguma coisa é o que ele almeja, os profissionais da área de saúde devem se preocupar mais com seu posicionamento frente ao mercado. O que sou? O que quero passar? Aonde quero chegar?
fonte: Publicado no @infobrading