Biossegurança na Odontologia
É o conjunto de condutas diretas ou indiretas que devemos tomar para uma prática profissional segura.
Biossegurança em Odontologia compreende o conjunto de medidas empregadas com a finalidade de proteger a saúde da equipe e dos pacientes em ambiente clínico. Para tal, devem ser tomadas as seguintes medidas: controle dos riscos físicos, químicos e biológicos; controle dos riscos ergonômicos e acidentais
- Risco Físico: ruídos, radiação ionizante ou não, vibrações, materiais perfuro-cortantes, ultra-som, etc
- Risco Químico: ácidos, resinas, mercúrio, poeira
- Risco Biológico: secreções com bactérias, vírus, fungos.
A classificação de risco de um determinado agente biológico se baseia em diversos critérios que estabelecem a avaliação de risco e está, principalmente, orientada pelo potencial que o mesmo oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente.
Critérios de avaliação:
- Infectibilidade
- Patogenicidade
- Tratamento
- Transmissibilidade
- Morbidade
- Mortalidade
- Epidemiologia
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), considerando o risco de contaminação pelo novo coronavírus durante a assistência odontológica, lançou o manual Biossegurança: Adequações técnicas em tempos de Covid-19. O conteúdo está disponível aqui.
Preparado pelo Grupo de Trabalho de Biossegurança do CROSP, o documento tem o objetivo de orientar os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e prótese dentária sobre procedimentos de higienização e proteção para prevenir infecções cruzadas durante atendimento odontológico. Vale ressaltar que segue em vigor a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que atendimentos odontológicos eletivos sejam adiados, quando não forem clinicamente urgentes.
Segundo o manual, os indivíduos contaminados, sintomáticos ou não, possuem elevada carga viral nas vias aéreas superiores, o que aumenta em muito a exposição do profissional da Odontologia. Isso se dá principalmente por meio da geração de aerossóis durante os procedimentos odontológicos. Diante disso, o principal fundamento recomendado no documento é realizar o atendimento como se todos os pacientes e profissionais pudessem vir a estar contaminados.
Nós, do Instituto Paula Machado além de seguirmos as orientações dos órgãos de saúde e CRO, implantamos a solução Meister Safe System , solução de Engenharia de Biossegurança em esterilização de ambientes utilizando luz UVC.
Mais segurança para você, para nós e para todos!