O que é sulco nasogeniano? Também conhecido bigode chinês é um tipo de marca de expressão ou ruga que se estende da parte lateral do nariz até os cantos da boca.
Essa condição é extremamente comum e, acredite, é só mais um sinal de que você passou vários momentos da sua vida sorrindo. Porém, é claro que, em alguns casos, essas marquinhas são maiores ou mais profundas do que gostaríamos que fossem. Todos nós somos propensos ao aparecimento desse tipo de ruga. Peles claras, contudo, tendem a perder colágeno e elastina (substâncias que garantem firmeza para a cútis) mais rapidamente, o que aumenta as chances dos risquinhos aparecerem antes.
Hábitos que contribuem para o seu aparecimento
Apesar do bigode chinês ser o resultado orgânico do envelhecimento, alguns hábitos que adotamos ao longo da vida podem potencializá-lo, sabia?
- exposição ao sol (os raios UVA e UVB danificam a pele a ponto de fazer com que ela fique mais seca e menos elástica, provocando mais rugas, alterações de textura e linhas de expressão);
- perda significativa de gordura, que pode fazer as bochechas parecerem “caídas”;
- tabagismo (a nicotina, como já sabemos, diminui significativamente nossa produção de colágeno e elastina, fazendo com que nossa cútis fique mais suscetível às marquinhas indesejadas).
Tratamentos para o Bigode Chinês
Os procedimentos mais indicados para o Bigode Chinês são aqueles que aumentam a elasticidade, hidratação da pele e a produção de colágeno como:
1. Preenchimento com ácido hialurônico
O procedimento mais utilizado para tratar o bigode chinês é o preenchimento com ácido hialurônico. Afinal, ele é rápido, simples, permite maior flexibilidade na área e ainda fornece suporte aos tecidos circundantes.
Além disso, a recuperação é super tranquila e permite que você volte a trabalhar no mesmo dia.
Essa alternativa, no entanto, não é permanente porque o ácido hialurônico é absorvido ao longo do tempo. Sua duração costuma ser de 12 meses, exigindo nova sessão ao final desse período.
2. Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno. Eles melhoram o aspecto do bigode chinês ao tratar a flacidez e a perda de volume. Além disso, atuam no reposicionamento das estruturas da face, melhorando os contornos.
3. Fios de sustentação
Os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível utilizadas para o tratamento de flacidez, marcas de expressão e sulcos no rosto e pescoço. Colocados em pontos estratégicos, eles estimulam a produção de colágeno no local, firmando a pele e conseguindo um rejuvenescimento facial contínuo e progressivo.
Para tratar o bigode chinês, eles são posicionados em planos profundos na região da bochecha. Logo após o procedimento, é possível perceber um efeito lifting, que se acentua mais e mais com o passar dos meses.
O bigode chinês não precisa ser motivo de desespero! Existem muitas opções para amenizá-lo e conseguir uma aparência mais rejuvenescida. Agende uma avaliação para descobrir qual a melhor opção no seu caso.