Odontologia

Alimentos que combatem mau hálito

Alimentos que ajudam a combatem mau -halito

Alimentos que combatem o mau hálito

mau hálito é causado principalmente por uma inadequada higiene oral! Porém, outros fatores internos podem contribuir para isso, mas o acúmulo de detritos na língua é sem dúvida o principal responsável por este desagradável fenômeno.

O jejum prolongado, a má digestão, além do consumo de alguns alimentos, principalmente industrializados, também são causas do mau hálito.

Uma correta higiene oral combate o mau hálito, paralelamente a isto existe uma série de alimentos, chamados “alimentos detergentes”, que podem ajudar.

Maçã, cenoura, pepino e aipo

Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra de possíveis odores indesejados.

Para se ter noção de como é imediato o resultado dessa interação, experimente consumi-los quando sentir que os seus dentes estão um pouco ásperos, o que evidencia a formação da placa bacteriana. Após o consumo, passando a língua por eles novamente, você os sentirá lisinhos.

Chá de boldo, gengibre e hortelã

Embora façamos uma associação direta e exclusiva entre o mau hálito e a boca, o odor exalado também pode ser potencializado pela má digestão. Isso ocorre quando gases produzidos no intestino são incorretamente desviados para o estômago e, então, liberados pelas vias respiratórias, situação comum em pessoas de mais idade. Nesse caso, o chá de boldo pode ser de grande ajuda, uma vez que estimula esse processo, prevenindo, consequentemente, essa situação desagradável.

Gengibre

Além de ser antioxidante e termogênico, o gengibre atua como um ótimo adstringente natural, pois estimula alguns processos digestivos.

Suco de limão

O limão também é eficaz devido a sua ação adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e no sistema digestivo, quem impedem a formação das placas. A fruta ainda regula o funcionamento do intestino, responsável por produzir diversos gases que acabam eliminados pelas vias respiratórias.

A ingestão desses alimentos não diminui ou elimina o uso da escova de dentes e do fio dental. Estes alimentos podem auxiliar, por serem adstringentes, diminuindo o hálito bucal. Na dúvida, procure seu cirurgião-dentista.

Sair da versão mobile