A mordida cruzada é um problema comum, que atinge cerca de 10% dos brasileiros e causa problemas maiores do que simplesmente um desvio estético, interfere na eficiência da mastigação. Sabemos que a saúde bucal impacta diretamente na saúde de todo o nosso corpo.
Portanto, é imprescindível buscar a ajuda do cirurgiã-dentista e do ortodontista para correto diagnóstico e tratamento. Mas primeiro, precisamos entender o que ela é e quais tratamentos temos disponíveis no mercado.
A mordida cruzada consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Normalmente esperamos que os dentes superiores passem por cima dos inferiores. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando o queixo apresenta uma proeminência para frente. No entanto, existe a possibilidade de o problema passar despercebido, pois pode ser mascarado por dentes aparentemente alinhados, mas que cruzam mas posteriormente, não aparecendo no sorriso.
“Geralmente, a mordida cruzada tem razões genéticas, mas também pode ser ocasionada por fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta, uso prolongado de mamadeiras, perda precoce de dentes, entre outros. Essas condições levam a alterações musculares e funcionais do organismo, o que causa esse desalinhamento”.
Tratamento e correção
Cada caso exigirá tratamentos diferentes para correção. Alguns dos mais comuns incluem aparelhos ortopédicos para tratar a discrepância óssea entre maxila e mandíbula e aparelhos ortodônticos para alinhamento dos dentes. Em alguns casos mais graves, pode ser necessária cirurgia ortognática. Muitas vezes, os dentistas recomendam uma combinação de expansores e aparelhos principalmente quando o paciente ainda é jovem e tem melhor resposta a ação dos aparelhos. Como cada caso é único, o melhor é consultar especialistas para elaborar o melhor tratamento para você.
A mordida cruzada é mais do que apenas uma imperfeição estética do sorriso. Então, se você suspeita que tem uma mordida cruzada, é de extrema importância procurar um dentista. Pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais facilmente terá bons resultados.