Cárie é uma doença transmissível causada por bactérias que danificam a superfície dos dentes. Essas lesões podem ser desde manchas brancas ou amarronzadas até cavidades (buracos) na superfície dental. Cuidados com a alimentação, higiene bucal são fundamentais para impedir o desenvolvimento da doença. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.
Como as bactérias causam a cárie?
Nossa boca é rica em microrganismos, alguns bons e outros capazes de causar doenças. A bactéria que causa a cárie normalmente está presente entre estes microrganismos. Ela se alimenta de restos de comida (principalmente os mais ricos em açúcar) e produz ácido que vai danificar a superfície dental.
Essa bactéria está presente na boca da maioria das pessoas. Mas. Ainda nao sabemos com qual idade elas estarão de forma ativa na boca. Por isso, sempre indicamos que os cuidadores (pai, mãe, avós, babás, etc.) também cuidem de sua saúde bucal. Dessa forma o risco de contaminação precoce da criança diminui.
Sintomas da cárie
Os sintomas variam conforme a evolução da cárie. Inicialmente, uma placa bacteriana, uma espécie de película formada por microorganismos, se forma sobre o dente, provocando manchas esbranquiçadas e opacas.
Nessa fase, não há sintomas, mas conforme o esmalte dentário é deteriorado, surgem manchas escuras. Sem tratamento, a lesão progride, a mancha se torna bastante visível e tecidos mais profundos são atingidos. Quando o dano chega à dentina (a camada abaixo do esmalte), o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou ao contato com o frio. Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua.
Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.
E a cárie de mamadeira, o que é?
A cárie infantil também chamada de cárie de mamadeira ou cárie precoce da infância tem como causa principal o consumo frequente do leite artificial ou materno, sem qualquer tipo de higiene da cavidade oral.
Ela afeta crianças que já têm os dentes, mas não recebem a higiene adequada após as mamadas. A diferença deste tipo de lesão cariosa é a velocidade de evolução. Os dentes que acabaram de nascer são mais suscetíveis à cárie e por isso essas lesões evoluem muito rapidamente. Nestes casos é comum ver vários dentes com lesões cariosas, inclusive em áreas de fácil acesso para higiene.
Felizmente estas lesões estão se tornando cada vez menos frequentes devido ao precoce contato das crianças com o flúor e também a orientação que as mães recebem a respeito da importância dos cuidados com a higiene bucal logo no aparecimento dos primeiros dentes.
Como posso ajudar a evitar a cárie?
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
- Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
- Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
- Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório.
- Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
Cuide bem de seus dentes!
- A importância do raio-x na odontologia →