Você percebeu que os seus dentes estão com uma placa endurecida? Pode ser cálculo dentário também conhecido como tártaro!
Entenda mais sobre esse problema bucal e de que forma ele pode afetar o seu organismo.
Tártaro é bactéria, resto de saliva e alimento que na presença de íons cálcio, calcificou ou seja a película ou placa bacteriana que estava sobre os dentes e nao foi removida, na presença de cálcio, calcifica, formando o tártaro!
Algumas das queixas dos pacientes, na presença de tártaro são: a estética do sorriso, sangramento gengival e hálito ruim.
O que é tártaro no dente?
O tártaro corresponde à calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa dura e amarelada ( se fumante, ppde ser acastanhada ou enegrecida) que, se não for tratada, pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes e favorecer a formação de cáries, gengivite e mau hálito.
O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético e de bem estar. Pois no sorriso, ele aparece e ainda causa mau hálito.
É bastante comum perceber a sua presença nos vãos dos dentes ou bem perto da gengiva, preenchendo o pequeno espaço que fica entre dentes vizinhos. Também acontece de se formar na linha abaixo da gengiva, onde não conseguimos ver. Nesse caso, recebe o nome de tártaro subgengival.
A diferença entre tártaro supra e subgengival
Existem dois tipos diferentes de tártaro: o supragengival e o subgengival. Como o próprio nome já diz, o que distingue um do outro é a região em que ele se manifesta, de forma que o primeiro é caracterizado por se formar na parte aparente do dente, acima da borda da gengiva. Ele pode ser identificado pelo próprio paciente na hora de dar aquela conferida no espelho se os seus dentes estão com a saúde em dia, já que ficam em um local visível e apresentam coloração branca até mais escura. Por outro lado, o tártaro subgengival não consegue ser visto a olho nu, já que este fica aderido ao dente na porção abaixo da gengiva. As técnicas de remoção pelo cirurgião dentista são distintas, já que a do tártaro subgengival requer uma técnica mais apurada.
Como remover o tártaro
O tártaro normalmente está muito bem aderido ao dente e, por isso, sua remoção em casa muitas vezes não é possível, mesmo que seja feita higienização correta da boca.
Assim, a remoção do tártaro deve ser feita pelo dentista durante uma consulta odontológica, em que é feita uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livres de toda a sujeira. Durante a limpeza, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada para evitar a solidificação e formação de mais tártaro.
Cuide bem da sua higiene bucal para prevenir o tártaro no dente e não se esqueça de se consultar periodicamente com o dentista, para que ele complemente esses cuidados. Dessa forma você vai garantir que a sua boca esteja sempre limpa e com a saúde equilibrada.