A Harmonização Orofacial foi reconhecida recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia como uma especialidade odontológica.
Essa área está diretamente ligada ao equilíbrio, ou seja, em harmonizar o sorriso com a face para a obtenção não somente de um sorriso bonito, mas também de uma autoestima elevada, de um bem estar e por consequência uma saúde totalmente restabelecida.
É possível dizer que a Harmonização Orofacial tem conquistado cada vez mais espaço na Odontologia. Isso porque hoje em dia, através de técnicas específicas, é possível equilibrar a parte funcional e estética da face, e o melhor, dentro do consultório.
Antigamente a Odontologia era ligada apenas no tratamento dentário, atualmente a Odontologia não se restringe mais ao tratamento dentário curativo, ou seja, em caso de dor. A Odontologia moderna combina o tratamento dentário com o facial, devolvendo ou melhorando a estética e a função dos pacientes.
Antes de irmos para o procedimento, é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além das principais queixas do paciente. Assim, com todas essas informações, o dentista consegue propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais.
A Harmonização Orofacial serve para:
• Corrigir assimetrias
• Melhorar as proporções faciais
• Trazer harmonia entre o sorriso e o rosto