A importância do raio-x na odontologia
A Radiologia tem um papel fundamental na Odontologia pois, proporciona ao profissional cirurgião-dentista informações “extras” e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico como: cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. Por isso, a radiografia é chamada de exame de auxílio diagnóstico.
Em procedimentos de extração de dente, por exemplo, a radiografia auxilia na identificação da posição da raiz do dente e se o nervo pode ou não interferir no processo. Assim, o dentista não terá imprevistos durante a cirurgia.
Tipos de radiografias para tratamentos odontológicos
1 – Radiografia periapical
A radiografia periapical é indicada para visualizar apenas um dente e os espaços ao seu redor. As imagens são capturadas dentro da boca e permitem visualizar toda o dente e estruturas adjacentes: osso e periodonto.
São usadas para acompanhar a evolução lesões cariosas, de adaptação de prótese ou restaurações, se há perda óssea ou indicação de denteendodontis (canal)… é a radiografia que mais auxilia quando necessitamos de algo específico em um único dente ou região.
2 – Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é uma imagem única de todos os dentes e estruturas que os suportam
As imagens são feitas por fora da boca, por um aparelho que se movimento ao redor da cabeça do cliente.
Como o nome diz, é uma radiografia que nos dá um panorama, uma “geral” de como as estruturas estão.
3 – Radiografia oclusal
É uma radiografia que não é usada como rotina. Porém, pode ser indicada para odontopediatria para acompanhar o crescimento e nascimento dos dentes; como também para encontrar fraturas, visualizar a raiz e dentes inclusos. A imagem está no sentido horizontal, da mordida, por isso “oclusal”
Radiografia digital
Nos últimos anos vêm aumentando o uso das radiografias digitais.
Na radiografia digital, as imagens são enviadas para uma placa de circuito sensível, que as recebe por radiação e envia direto para o computador.
Especialidades onde o raio-x dentário é indispensável
- Cirurgia Buco-Maxilo-Facial – utiliza o raio-x dentário para o planejamento e acompanhamento de uma intervenção cirúrgica. Lesões, fraturas, dentes em quantidade maior do que o normal e dentes inclusos são diagnosticados através da radiografia.
- Ortodontia – além da Documentação Ortodôntica, o registro radiográfico é necessário para o planejamento do tratamento e na confecção de moldes de gesso.
- Implantodontia – permite avaliar a condição óssea para a recolocação de elementos dentais. O raio-x dentário auxilia na verificação da necessidade de enxerto ósseo e no acompanhamento da fixação entre implante e osso.
- Periodontia – a radiografia é necessária para visualizar perdas ósseas, colaborando para o planejamento correto do tratamento.
Falamos aqui sobre as radiografias convencionais. Precisamos lembrar que elas são planas, não permitindo às vezes a visualização de estruturas que necessitam de métricas como volume, para isso, temos outros exames de imagem como tomografias e ressonância magnética.