Cuidados com Clareamento dental
O clareamento dental está entre os procedimentos estéticos mais desejados dos brasileiros, afinal, um belo sorriso faz toda diferença para a autoestima. Porém, conquistar a arcada dentária dos sonhos requer muitos cuidados, começando pela orientação de um profissional.
Depois do procedimento de clareamento dental, você sabe quais cuidados precisa ter nesse momento??
Após o clareamento, a limpeza bucal deve ser feita normalmente. A escovação precisa ser realizada após todas as refeições e fio dental usado diariamente. O uso do fio é essencial para manter os dentes limpos, sem placa bacteriana.
Evite alimentos e sucos muito ácidos (como frutas cítricas) e temperos fortes, pois o tratamento pode causar reação de sensibilidade nos dentes, deixando-os mais sensíveis a esses alimentos.
Bebidas e alimentos hiperpigmentados naturalmente ou com corantes adicionados, como vinho tinto, suco de uva, refrigerantes, molho de tomate industrializado, cenoura, beterraba, açaí, mirtilo (blueberry), molho de soja (shoyo), ketchup, mostarda, café preto, chá preto e mate, chocolate, entre outros, devem ser evitados por propiciarem o aparecimento de manchas que podem comprometer o tratamento. Lembre-se de que os dentes ficam desprotegidos enquanto são tratados e, assim, mais suscetíveis às manchas.
Uma dica para quem não consegue ficar sem bebidas que podem manchar os dentes é utilizar canudo para consumi-los, com cuidado.
Além dos cuidados com a alimentação para evitar manchas após o clareamento, outra questão que também precisa da sua atenção é a sensibilidade nos dentes, que pode vir a acontecer. A sensibilidade é relativa a cada paciente e depende de inúmeros fatores. Portanto, é preciso relatar isso ao profissional para que ele tome as devidas medidas.
Desde que o paciente cumpra todo o procedimento corretamente e siga as recomendações indicadas pelo dentista, o efeito do clareamento dental pode durar de 6 meses a 1 ano, no geral. Após esse período, você pode realizar o retoque do seu clareamento.