Odontologia do Esporte
Odontologia brasileira se destaca com a inclusão da Odontologia do Esporte como especialidade odontológica!
O papel do Cirurgião Dentista especializado em Odontologia do Esporte é realizar um trabalho preventivo com atletas, tanto profissionais como amadores, levando em consideração as particularidades fisiológicas do esporte suas regras e a modalidade praticada.
Para o atleta de alto rendimento o equilíbrio e a manutenção desta homeostase do organismo é fundamental. Diferente das outras profissões o instrumento de trabalho do atleta é o seu próprio corpo, sendo assim alterações bucais podem interferir no seu dia a dia. O trabalho preventivo é fundamental para o atleta. Uma pericoronarite, uma inflamação ou infecção podem acarretar na ausência em treinamentos ou as vezes até mesmo em importantes competições.
A Odontologia do Esporte, por meio da Resolução CFO 160/2015, datada em 02 de outubro de 2015, foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia como especialidade odontológica. Acatando decisões da III Assembleia Nacional de Especialidades Odontológicas (ANEO), realizada em São Paulo, nos dias 13 e 14 de outubro de 2014, que em seu Art. 4º- “A Odontologia do Esporte é a área de atuação do cirurgião-dentista que inclui segmentos teóricos e práticos da Odontologia, com o objetivo de investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte”. Reconhecimento almejado e conseguido por meio de inúmeros estudos clínicos e científicos que esta área desenvolveu ao longo dos anos em que aqueles que a ela já se dedicavam tiveram o cuidado de preservar e embasar a Odontologia do Esporte em evidências científicas.
Desta forma, a responsabilidade do cirurgião-dentista aumenta. A prática desta nova especialidade carrega a responsabilidade dos cuidados aos atletas na prevenção, proteção, cuidados no doping, acompanhamento e orientação, que muitas vezes é particular e específica de cada modalidade.
O cirurgião-dentista que se dedicar à Odontologia do Esporte deve estar sempre atualizado quanto às regras das modalidades específicas, determinações anuais da agência controladora de doping (WADA), relação da saúde bucal com a saúde geral do atleta e vice-versa, além de cuidados elementares com a tabela de jogos e convocações do mesmo.