Doença mão-pé-boca
A doença mão-pé-boca (HFMD) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackievirus A16, da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites. Embora possa acometer adultos, ela é mais comum na infância. Geralmente, em crianças de até cinco anos. A doença mão-pé-boca é caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral, erupções nas mãos e nos pés.
São sinais característicos da doença:
• Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões
• Aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas
• Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
• Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
• Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.
O diagnóstico é realizado através do exame de sangue, que verifica a proteína C-reativa (PCR). Infelizmente, o tratamento não é específico. Ele se baseia no uso de analgésicos e antipiréticos, para aliviar a dor e a febre, anestésicos tópicos, ingestão de alimentos frios para controlar a dor bucal, bochecho de chá de camomila gelado e hidratação adequada com água, sucos naturais e água de coco.
A laserterapia é uma ótima aliada para aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização das lesões. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta. Pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças não devem ir à creche ou à escola até todos os sintomas terem desaparecidos.
Não existe imunização para a mão-pé-boca. Sabemos que quanto mais nova é a criança, mais fácil ela adoece. Algumas doenças podem tomar proporções que debilitam o estado geral de saúde. Por isso, a qualquer alteração de temperatura corporal, examine a boca, os pés e as mãos da criança.