Língua Pilosa
É uma condição benigna, incomum, caracterizada pelo alongamento das papilas filiformes do dorso da língua, sua causa parece ser relacionada à descamação defeituosa das papilas ou o aumento da produção de queratina.
Clinicamente, a condição apresenta o aspecto de pelos linguais, que podem ter diferentes colorações, desde o branco ao castanho, verde ou negro, dependendo de fatores extrínsecos como por exemplo, tabaco, chá, café e alguns outros alimentos, ou também de fatores intrínsecos.
O diagnóstico é baseado na anamnese e no exame clínico/físico, condições benignas da língua, não devem ser encaminhadas para consulta com especialista. O diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento devem/podem ser realizados pelo profissional de saúde.
Não há indicação formal de tratamento. Pacientes que apresentam essa lesão devem ser orientados a melhorar as práticas de higiene bucal. Diminuição do consumo de bebidas quentes e abandono do hábito de fumar também devem ser recomendados. Nos casos em que a aparência estética, a queixa de halitose e/ou o gosto desagradável na boca causem desconforto ao paciente, a adoção de higiene do dorso da língua com escova dental e a remoção dos fatores predisponentes costumam levar ao desaparecimento da condição.