Anquiloglossia
O freio lingual curto ou inserido muito próximo à ponta da língua é conhecido como Anquiloglossia ou como língua presa, sua forma popular, constitui uma anomalia do desenvolvimento caracterizada por alteração no freio da língua que resulta em limitações dos movimentos dessa estrutura, podendo gerar mudanças na fala e deglutição. A modificação da inserção acontece da ponta da língua até o rebordo alveolar lingual e é visível já no nascimento!
A anquiloglossia tem sido apontada como um dos fatores que podem interferir negativamente na amamentação, diminuindo a habilidade do recém-nascido para fazer uma pega e sucção adequada.
Com o passar dos anos, observa-se que algumas pessoas acabam alongando o freio lingual naturalmente, embora ainda não exista nenhum estudo científico comprovando essa alteração. Alguns exercícios com a língua também podem ajudar a diminuir esse tipo de má formação, mas o tratamento mais indicado é o cirúrgico.
A frenectomia (remoção do frênulo lingual) e a frenotomia (pequeno corte e separação do frênulo lingual) são as técnicas mais conhecidas e podem ser realizadas com anestesia local, principalmente em adultos.
Esses procedimentos geralmente são feitos em ambulatório e conduzido por um médico ou cirurgião dentista. Eles são indicados para pacientes de qualquer idade e o tempo médio de recuperação é de um dia.