4 Dicas de itens para Higiene Bucal
Ter como rotina uma boa higiene bucal é essencial para manter a saúde dessa região. Nesse momento, temos alguns itens que devem ser usados para fazer essa limpeza da melhor forma possível. Uma boa escova de dentes, creme e fio dental, enxaguante bucal… Esses itens já são velhos conhecidos nossos. Mas será que você sabe como usá-los corretamente?
Confira o uso ideal de cada um deles e não erre mais!
ESCOVA DE DENTES
O primeiro passo é escolher uma escova de dentes adequada para o seu caso. Tradicional, infantil, interdental, elétrica, ortodôntica… São muitas as opções disponíveis. Caso esteja em dúvida, pergunte para o seu dentista! A escova ideal também deve ter cerdas macias. Na hora de fazer a escovação, o que confunde muita gente é achar que força é sinônimo de eficiência. Isso não é verdade! Alguns dentistas recomendam dividir a boca em quatro partes e escovar cada uma delas por 30 segundos, com movimentos de vai e vem. Não precisa fazer muita força, nem escovar muito rápido! Depois disso, não se esqueça de escovar a língua e limpar a escova de dentes, enxaguando as cerdas com água corrente.
CREME DENTAL
O creme dental também conta! Para dentes sensíveis, infantis… Assim como o tipo de escova, ele deve ser escolhido de acordo com o seu caso. O importante é que contenha flúor, que ajuda na prevenção contra problemas como o acúmulo de tártaro. Na hora de realizar a higiene bucal não precisa exagerar na quantidade! Uma porção relativa ao tamanho de um grão de ervilha já é o suficiente.
FIO DENTAL
O fio dental é um item importante que deve estar presente na higiene bucal, pelo menos uma vez por dia. Ele é fundamental porque consegue chegar em partes onde a escova não alcança. Mas, para isso, é preciso que seja usado da forma correta. É recomendado cortar aproximadamente 40 cm do fio e enrolá-lo nos dedos médios, usando os polegares para deslizá-lo de forma suave entre os dentes. Mais uma vez, assim como na escovação, não é preciso de força! Ao aplicar muita pressão isso pode, inclusive, machucar a sua gengiva. Ele pode ser usado antes ou depois da escovação, mas a maioria das pessoas costuma fazer antes. Para quem usa aparelho ortodôntico, uma dica é usar o passa fio para ajudar nesse momento!
ENXAGUANTE BUCAL
O enxaguante, por sua vez, é a finalização perfeita da higiene bucal. Ele não deve ser diluído em água, e deve ser deixado agir por um minuto. Atenção também para não engolir! Faça o bochecho com cuidado. Depois de usá-lo, não limpe a boca com água, se não o efeito desse produto acaba sendo minimizado.
Abaixo está o resumo de trabalho digital. Por favor, desconsidere as informações abaixo.
4 dias de higiene bucal saúde bucal – Acompanhe em Saúde é Vital as últimas e principais notícias sobre Saúde bucal
pacientes, de forma prática, às técnicas de higiene oral mais adequadas a si – orçamento no consultório da Dra. Paula Machado, localizado no bairro de Higienópolis, São Paulo/ SP
aprenda a forma correta de fazer a higiene bucal – circulando como manter uma boa higiene bucal e algumas dicas para garantir a saúde do seu sorriso.
vou te contar a importância de uma higiene bucal correta e o que pode acontecer se você não se cuidar!.
mau hálito pode estar ligado à falta de higiene bucal e problemas de saúde.
dicas de higiene bucal – pós operatório na odontologia.
este vídeo esclarece as principais dúvidas sobre a escovação já que a higiene bucal é fundamental para evitar cáries e mau hálito.